Tem crescido assustadoramente a inadimplência entre os jovens. Metade deles estão endividados e metade destes não pagam suas contas em dia. As facilidades de compras parceladas aguça o consumo desenfreado e aumentam os índices de inadimplência, que só em maio, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, já aumentou em mais de cinco por cento.
Mas a inadimplência não cresce somente entre os jovens, é geral. Principalmente para os pequenos empresários, um índice de mais de 3% de inadimplência no mês pode levar a empresa a ficar em situação grave. São compromissos que deixam de ser pagos, necessidade de buscar recursos com bancos e o final dessa novela nós já sabemos como acontece.
Quais os mecanismos que as pequenas empresas podem acionar para evitar a inadimplência? Como vender oferecendo as facilidades que os grandes magazines oferecem sem comprometer o caixa no final do mês? Veja o que fazer para que seus clientes continuem comprando e você possa até aumentar seu faturamento:
Embora as leis comerciais não permitam diferenciação de preço entre os tipos de pagamento – mesmo que muitos o façam – vender com pagamento a vista é sempre o melhor negócio. Vender com cartão de crédito ou débito é uma excelente forma de transferir o compromisso do crédito para as empresas administradoras dos cartões, mesmo que você pague as taxas de manutenção das operadoras. Você é empresário, não é banco, e deve se concentrar no seu negócio, não em administrar financiamentos.
Esta prática antiga nas pequenas empresas de bairro tem obrigado muitas empresas a fecharem as portas. Se a situação ficar difícil para o consumidor, ele deixa de pagar o que já comprou, é certo.
O custo para protestar um título de crédito como a Nota Promissória muitas vezes é superior ao valor da parcela, além de toda a dor de cabeça de pagar as custas de cartório para o protesto, etc.
Esta figura de crédito popularmente conhecida não tem amparo legal. Embora você também possa até mesmo encerrar a conta do emitente, esse não é o seu objetivo comercial, que é vender e receber em dia. Mesmo assim, se for receber, confira antes com os serviços de proteção ao crédito se aquele cheque não é roubado. E se por acaso tiver algum cheque não pago, jamais o exponha aos clientes, pois o efeito pode ser contrário: estimular ainda mais os devedores.
Se você for financiar por conta própria, peça ao comprador para preencher uma ficha cadastral fornecendo seus dados pessoais além de comprovante de residência. Veja se é possível checar as informações profissionais e ainda solicite duas pessoas de contato.
Cliente que compra sempre e paga em dia merece algumas facilidades na sua loja. Crie um cartão de fidelidade para manter ativo o contato com esse cliente e oferecer benefícios para os que mantém assiduidade e suas contas em dia com sua empresa.
Sempre que possível, trate seus clientes com um excelente atendimento, o mais personalizado possível. Através de um cadastro, procure conhecer as particularidades de cada um, freqüência de compra, tipos de produtos que seus clientes mais adquirem, etc. Assim você poderá estreitar os laços com quem está do outro lado do balcão e, por conseqüência, manter os melhores clientes.
Já foi provado que vencimentos após o dia 10 do mês são alvos mais fáceis para a inadimplência. Se você vai assumir a responsabilidade do crédito com seu cliente, marque os vencimentos para no máximo até o dia 5 do mês seguinte. Se deixar para depois você corre o risco de ter primeiro as outras contas pagas e a sua virar estatística de inadimplência.
Observando esses detalhes é possível manter seu negócio saudável, livre ou com a inadimplência reduzida. Mas atenção: não adianta criar todo esse aparato se a sua empresa não se preocupa com outros detalhes como um bom atendimento, loja sempre limpa e bonita, iluminação convidativa e colaboradores satisfeitos.
Fique com Deus e até breve!
Zenaide Carvalho
Administradora e Contadora
www.zenaidecarvalho.com.br
Escrito em 20/07/2010