Cartas de recomendação são ótimas formas de melhorar o seu currículo, sem correr o risco de errar pelo excesso em algum item. Se você está procurando por uma, mas não sabe o que fazer, confira 5 dicas para conseguir uma boa carta de recomendação:
1 – Peça para quem trabalhou diretamente com você
Por mais que a sua vontade seja pedir uma carta de recomendação do diretor da sua empresa, é melhor que você peça diretamente para as pessoas que trabalham com você, como seu chefe ou gestor. Ele terá muito mais argumentos e conhecimento sobre o seu trabalho e, consequentemente, irá escrever uma recomendação mais completa e convincente.
2 – Não peça para todo mundo
Se você realmente precisa de recomendações, é importante que você não mande e-mails para absolutamente todos que trabalharam com você. Selecione umas 3 ou 4 pessoas que realmente possam ajudar e converse diretamente com elas.
3 – Seja flexível
Permita que a pessoa escreva a recomendação de acordo com a forma que ela acha melhor. Se ela prefere criar uma pequena nota ao invés de uma carta, deixe do mesmo jeito. De qualquer forma, a pessoa está querendo ajudar e isso irá fazer a diferença no seu currículo.
4 – Não fique chateado com um “não”
Pode acontecer da pessoa que você pediu por recomendação esteja ocupada, ou ache que é muita responsabilidade escrever uma carta de recomendação. Entenda o lado dela caso você receba um “não” e continue procurando por alguém que possa ajudá-lo.
5 – Agradeça
É crucial que você agradeça a pessoa que escreveu a recomendação para você. Mande um chocolate, ou vá pessoalmente até a pessoa para dizer obrigado.