Sites na internet, perfis em redes sociais, e-commerce, ferramentas eletrônicas de gestão, redes de comunicação internas: tudo isso já faz parte do cotidiano das grandes empresas há muito tempo, mas o mesmo nem sempre se aplica aos empreendimentos menores. Um levantamento realizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) mostra que, no mundo todo, muitas das micro e pequenas empresas ainda não aproveitam as oportunidades criadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
A Unctad mantém um banco de dados com estatísticas de utilização das TICs por empresas de vários países, e as informações mostram que, sobretudo nas economias em desenvolvimento, as pequenas empresas ainda usam muito menos os recursos oferecidos pela computação e pela internet do que as grandes corporações. No caso do Brasil, essa discrepância aparece principalmente na presença das companhias na internet. Enquanto 92,16% das empresas com mais de 250 empregados possuem sites próprios, apenas 54,87% dos negócios com menos de 50 funcionários mantêm páginas na web.
Apesar dessa discrepância, o levantamento da Unctad mostra que a situação das pequenas empresas brasileiras é muito melhor do que as de outras economias em desenvolvimento no que diz respeito ao uso das TICs. Se 88,15% dos negócios nacionais com menos de 50 empregados tinham acesso à internet em 2008, na Rússia apenas 58,87% das companhias de mesmo porte estavam conectadas à rede mundial de computadores.
Panorama global
As desigualdades no acesso às TICs entre grandes companhias e micro e pequenas empresas são particularmente grandes em alguns países do Leste Asiático, do Norte da África, do Oriente Médio e em algumas das ex-repúblicas soviéticas.
Mesmo na Coreia do Sul, país conhecido mundialmente por seu papel de destaque no desenvolvimento de tecnologias da informação e da comunicação, o acesso a essas inovações é bastante desigual dependendo do porte da empresa. Todas os negócios do país com mais de 250 empregados têm acesso à internet, mas isso só acontece com 33,4% dos empreendimentos com menos de dez funcionários. Ainda que o abismo não seja tão grande, a discrepância também aparece em outro Tigre Asiático, Singapura, onde apenas 72,17% das empresas com menos de dez funcionários têm acesso à internet.
Níveis de discrepância semelhantes foram registrados pela Unctad em algumas das ex-repúblicas soviéticas, como Rússia, Ucrânia, Azerbaijão, Cazaquistão e Quirguistão, mas os casos mais extremos são os de três países árabes: Egito, Jordânia e Omã. Nos três, a proporção de empresas com mais de 250 empregados que usam computadores e têm acesso à internet passa de 90%, mas no caso de empreendimentos com menos de dez funcionários os números despencam. No Egito, apenas 6,07% usavam computador e só 2,02% tinham acesso à internet em 2008. Na Jordânia, na mesma época, as proporções eram de 14,1% e 5,98%, respectivamente. E em Omã estas proporções eram de 19,17% e 12,3%, respectivamente, em 2011.