Planejamento é sempre um tema em discussão entre empreendedores. O desafio de manter o sucesso e crescimento sem perda de qualidade exige todo cuidado, principalmente no universo das pequenas e médias empresas (PMEs), e planejamento é essencial para isso. O setor financeiro é um dos que mais dá dor de cabeça ao empreendedor e pensando nisso, Alexandre Lopes, diretor de operações do TagPlus - sistema de gestão comercial e emissão de nota eletrônica fiscal - reuniu quatro dicas para fazer um planejamento eficiente para sua empresa.
1- Tenha um calendário
Para se planejar é importante saber como e quando se dão as movimentações financeiras. Nesse sentido, é de grande ajuda criar um calendário colocando as datas de despesas e recebimentos. Isso será útil para o planejamento mensal, fazendo com que você saiba qual será sua renda e evitando que fiquei no vermelho.
2- Adote um de sistema de custos
Precificar nunca é uma tarefa fácil. Mas é possível compreender o processo ao analisá-lo por partes. A estrutura básica de um sistema de custos é composta pelos seguintes elementos: sistema de custeio, modalidade de custeio e sistema de acumulação de custos. Isso também deve estar em seu planejamento, afinal, é uma maneira de saber quanto é possível lucrar.
O empreendedor deve decidir qual será o seu sistema de produção (contínua ou por encomenda), que irá orientar como será feita acumulação de custos. A partir dele segue a decisão do sistema de custeio (por histórico ou por predeterminados). E, ao final, como será feito o custeio, se por absorção ou variável.
3- Faça o planejamento orçamentário anual
Este procedimento é fundamental para planejar o ano seguinte do empreendimento. Para ajudar no processo, é possível dividir as questões principais em áreas, com objetivos e metas quantificadas, entre marketing, RH, pesquisa e desenvolvimento, estoque, TI, PDV e outras. O mais importante é que este plano seja detalhado e com metas gerais mensais – que deverão ser passadas aos funcionários e sempre checadas .
4- Estabeleça audição de registros e conferência de documentos
A burocracia existe e é impossível fugir dela. Portanto, o melhor a fazer é entender quais os processos de registro e documentação necessários e estruturá-los de forma a evitar erros e dores de cabeça. Atenção às emissões de notas, cupons e todo tipo de documentação que precisa estar à mão, seja para a auditoria, contadores, administradores ou para o governo.
Isso irá ajudá-lo a enxergar todas as movimentações financeiras, como você paga fornecedores, recebe dos clientes, administra as despesas. Ao verificar documentos e registros, é possível planejar como organizá-los. Isso é de extrema importância para área financeira. Muitas empresas hoje em dia têm adotado sistemas que facilitam essa gestão, integrando processos e permitindo um acesso rápido e atualizado da movimentação da empresa, a fim de descobrir possíveis desvios de rota para que sejam corrigidos o quanto antes.
O importante é lembrar que o gerenciamento é um processo diário, necessitando de atenção constante para que se mantenha na rota esperada. Planejar como esse gerenciamento será feito garante que você tenha suas movimentações financeiras à vista, sem sustos e preparado para os imprevistos.
Lembre-se que quem faz o planejamento financeiro define como a operação da empresa irá caminhar!