Existem muitos problemas que empreendedores podem enfrentar em suas empresas, mas, certamente, um dos mais danosos ao bom funcionamento dos trabalhos é a falta de eficiência. Manter a produtividade evita desperdício de recursos e é essencial para a conquista e a manutenção de clientes.
Um artigo publicado no site The Build Network listou cinco dicas para corrigir problemas que afetam a produtividade das empresas. Confira:
1. Invista nas ferramentas certas
Um serviço mal feito é certeza de retrabalho, sinônimo de prejuízo financeiro e de tempo da sua equipe jogado fora. Muitas vezes, investir em ferramentas mais eficientes, por vezes mais caras, é a melhor maneira de economizar no longo prazo.
2. Padronize processos
Há muitas maneiras para realizar um trabalho e cada membro de uma equipe também tem seu próprio modo de executar as tarefas. Mas, se você quiser que os processos funcionem de forma adequada na sua empresa, alguns métodos devem ser padronizados para evitar serviço dobrado.
3. Aja para agilizar o trabalho dos colegas
O acúmulo de trabalho pode facilmente fazer um funcionário distrair-se em meio a tantas informações para gerenciar. Pense sempre em priorizar tarefas que vão abrir possibilidade de trabalho para outros colegas. Por exemplo, se você sabe que a resposta de um e-mail dará informações necessárias para que outros três colegas exerçam suas funções, essa sempre será prioridade.
4. Estimule a autonomia
Quando é necessário mais de um funcionário para resolver um problema simples, é sinal de que algum processo está emperrando a eficiência. O gestor deve dar a todos na equipe as informações e parâmetros necessários para resolver questões. Cada funcionário precisa ter confiança para conseguir raciocinar quando os problemas surgem e não deve ter medo de punições.
5. É preciso vestir a camisa
É necessário que cada membro de uma equipe, independentemente do cargo na hierarquia funcional, se preocupe em ajudar o cliente de forma especial, única. Quando um novo funcionário se juntar ao time, ele precisa captar esse sentimento de unidade: quando um cliente enfrenta um problema, esse problema é de todos. E quando a empresa avança, todos avançam também.