Se pararmos e observarmos bem, é o processo de comprar e vender que move o mundo. Do filho que quer convencer o pai a deixá-lo ir a uma festinha com os amigos à multinacional que abre capital na bolsa, todos vendem, seja um produto, um serviço, uma ideia ou, simplesmente, um argumento.
Da mesma maneira, há sempre alguém disposto a comprar (parafraseando Steve Jobs, talvez alguns apenas não saibam que querem comprar). E aí a diferença entre os que vendem e os que mantêm seus produtos, serviços, ideias ou argumentos encalhados no estoque está na habilidade que cada um tem para convencer o comprador potencial a levar para casa o que está na vitrine.
Surge, então, a grande questão: como ser um bom vendedor? Reunimos aqui conselhos de alguns especialistas na área que podem ajudar você. Confira:
Que vendedores adoram uma boa conversa, não é segredo para ninguém, e isso é até bom, às vezes ajuda a quebrar o gelo na relação com o cliente. Mas tudo demais é veneno. Vendedores que falam muito podem se passar por chatos, inconvenientes ou até mesmo pouco confiáveis. Mas isso não é o pior. Se o vendedor fala muito, ele escuta pouco. E se escuta pouco, como vai saber o que o cliente quer?
“Se você só falar, não vai ter a oportunidade de ouvir o que o seu cliente tem a dizer. E é justamente isso que vai definir o sucesso da venda. Deixe o cliente à vontade para dizer o que ele precisa, o que procura, qual é a sua necessidade. Só com essas informações você poderá dizer a ele exatamente como seu produto ou serviço poderá solucionar o problema que ele tem – e vender, claro”, afirma Claudio Diogo, especialista em vendas, marketing, varejo e consumo.
Quando se tem um destino aonde chegar, você tem mais motivação para a caminhada, mesmo que ela seja longa. Quando se anda a esmo, qualquer paisagem no meio do caminho pode ser um convite a parar e relaxar. Com as vendas não é diferente. Com metas claras (e realistas, é bom que isso fique claro!), suas chances de vender cada vez mais são grandes.
“É necessário ter uma obsessão por metas. E essas metas precisam ser claras para que o profissional as persiga e conquiste seus objetivos”, afirma Gustavo Coelho, diretor Comercial da Sascar.
“Reserve momentos no mês e na semana para se planejar. Tente fazer pelo menos duas paradas no decorrer do dia para avaliar se está investindo a sua energia em um trabalho que gerará retorno. Mesmo após inúmeros nãos, é preciso manter o foco nas ações diárias e no que realmente é importante para alcançar a meta”, afirma Carlos Cruz, do Instituto Brasileiro de Vendas.
“Um ótimo vendedor precisa identificar quem é o cliente e quais são as suas necessidades. A venda só terá sucesso se o produto ou serviço atender às necessidades do cliente e esse esforço precisa ser direcionado para quem decide sobre a compra”, afirma Gustavo Coelho.
Se antes de falar do produto você já direcionar sua comunicação para o desconto, você cria dois riscos: fazer o cliente achar que o produto não é tão bom e perder um argumento forte para um momento mais tenso da negociação.
“Foque a negociação não nos benefícios do que você vende, mas sim nos benefícios que seu produto ou serviço trarão para ele, e deixe que o cliente decida se é caro ou barato”, afirma Claudio Diogo.