27 3228-1302
27 99742-1710
27 99943-1869
Rua Claudio Coutinho, 606 - Ed. Forcon — Jardim Limoeiro Serra/ES — CEP: 29164-074

Notícias

A nova cara do empreendedorismo no Brasil

Pesquisa revela que na cesta de sonhos dos brasileiros, ter o próprio negócio está em terceiro lugar, após a casa própria e poder viajar

Empreender está diretamente relacionado à criatividade e à inovação. E nesse sentido, o Brasil tem conquistado lugar de destaque no cenário mundial. Conforme a pesquisa “Empreendedorismo no Brasil”, realizada em 2013, pelo Global Entrepreneurship Monitor, já somos o quarto país em número absoluto de empreendedores, atrás da China, Índia e Nigéria e, entre os Brics, o primeiro em empreendedorismo por oportunidade.

O que é um grande marco, pois diferentemente do passado em que empreender no País era sinônimo de necessidade para complemento de renda ou uma atividade após a aposentadoria, cada vez mais, empreender tem sido posto na frente de tudo isso, tanto que a mesma pesquisa revelou que na cesta de sonhos dos brasileiros, ter o próprio negócio está em terceiro lugar, após a casa própria e poder viajar.

E quando falamos em empreendedorismo por oportunidade, significa ideias postas em prática, criatividade e inovação. Tanto que, sete de cada dez brasileiros que abrem uma empresa tomam a iniciativa por identificar um momento favorável para ganhar dinheiro sendo donos do próprio negócio. Em percentual, a taxa de empreendedorismo por oportunidade no Brasil está em 71%, pouco abaixo do índice dos norte-americanos (76%).

Outro dado interessante da pesquisa refere-se à maior incidência de jovens empreendedores no Brasil, 21,9% deles têm entre 24 e 34 anos. Para muitos, empreender é para os criativos e criatividade é um dom. Quando, na verdade, ela pode ser desenvolvida ou simplesmente colocando em prática uma ideia, seja a partir de uma necessidade ou insight.

Exemplos é o que não faltam e uma história clássica é da invenção do post-it, obra de um engenheiro chamado Art Fry. No início dos anos de 1980, ele trabalhava na 3M e acidentalmente deu utilidade para uma cola pouco adesiva, sem imaginar que a invenção não apenas ficaria conhecida mundialmente, como bastante utilizada nos dias de hoje.

Transformar uma ideia inovadora em financeiramente viável é o que move globalmente a economia criativa. Em alguns países, especialistas dão aulas sobre criatividade nas universidades e, inclusive, existem cursos de graduação para fomentar esta característica entre os jovens. Não desta forma, mas no Brasil o que há são cursos voltados para o empreendedorismo.

Todos os direitos reservados | © 2024 | FORCON | Política de Privacidade
desenvolvido por