Na hora de iniciar um projeto próprio, muitos empreendedores pensam no franchising ou e abrir uma ‘empresa do zero’. Esquecem-se de que uma terceira alternativa, como a aquisição de um negócio em andamento pode ser positiva, já que pontos importantes como carteira de cliente e ponto comercial testado estarão assegurados.
Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers para o Brasil, revela quatro motivos que levam empresários a comercializarem organizações que operam - felizmente - no azul:
1. Questões de saúde: considerado o motivo mais preocupante, os problemas relacionados à saúde, seja familiar ou pessoal, atrapalham o dia a dia da companhia. A comercialização, neste caso, acontece de forma ágil, já que o tempo é o maior empecilho para se desfazer da empresa;
2. A tão sonhada aposentadoria: por outro lado, ter uma aposentadoria mais tranquila, sem a desgastante rotina que alguns estabelecimentos exigem, é o motivo que leva outros a passarem o negócio saudável adiante;
3. Mudança de cônjuges ou sócios: ter sócios, muitas vezes, equivale a ter patrão, já diz o ditado. Em determinadas situações, uma mudança de cidade de algum sócio ou mulher/marido, faz o empresário rever o planejamento. Em alguns casos, a venda do negócio é a melhor alternativa para resolver a situação;
4. Mudar de ares: depois de anos ou décadas no mesmo setor, o ‘espírito aventureiro’ fala mais alto e alguns empresários decidem encarar outros desafios. Para isso, o capital com a venda da atual empresa sustentará os planos da nova jornada.