Em um ano de retração econômica, é natural que os profissionais estejam preocupados em manter seus empregos. Mas, mesmo em um período em que a economia anda de lado, é possível identificar algumas carreiras em ascensão, que provavelmente vão continuar a contratar em 2015. Silvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, aponta algumas das carreiras promissoras para este ano.
Na área de marketing, serão valorizados aqueles ligados à gestão estratégica da comunicação, especialmente quem tiver a capacidade de integrar a comunicação on-line e off-line de uma empresa de modo orgânico e muito estratégico.
Em tempos de mudança econômica, o mercado precisa de vendedores melhores. O mercado de luxo, por exemplo, precisa reposicionar o seu time de vendas para novas formas de abordagem.
Já faz tempo que essa área está em expansão. Especialistas em aplicativos e pagamentos móveis têm um ótimo horizonte em 2015.
Com o aumento das demissões, especialistas em recolocação, requalificação, coaching e treinamento serão mais valorizados. Os educadores financeiros também estarão em alta, seja dentro das empresas ou, principalmente, fora delas.
Quem trabalha com gestão de custos, estatísticas e planejamento financeiro também tem espaço garantido, especialmente se for capaz de liderar pessoas e projetos com orçamentos cada vez mais enxutos.
Na crise, pessoas e empresas compram menos, mas precisam cuidar mais de máquinas e equipamentos. Por isso, os profissionais das áreas de mecânica e manutenção serão ainda mais imprescindíveis.
Com o incremento no volume das transações on-line, ganham destaque os profissionais que trabalham com segurança da informação. E, como a questão da segurança física e patrimonial também se agrava no País, profissionais que optam por essa área também têm boas chances de sucesso.
Em momentos de contração econômica, há quem fique muito estressado. Os profissionais da área médica com especialização em estresse e suas consequências podem tirar bom proveito disso.
Já se a opção for preservar o emprego, a dica do coach é manter-se atualizado, fazer cursos, participar de eventos e fóruns de discussão, mesmo sem a ajuda financeira da empresa. Estar atento a novas tecnologias que possam representar boa oportunidade de negócio para a empresa também conta pontos positivos para o profissional.