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Carnaval é oportunidade para conquistar clientes

Para garantir boas vendas nas festas, empresários devem treinar equipe, oferecer combos e favorecer o ritmo do folião

Foi no carnaval de 2012 que a empresária Lúcia Nunes iniciou as operações da Colombina, em Recife. O ateliê de fantasias e acessórios tem “espírito folião” e também funciona como loja, abrindo as portas aos clientes, no período que antecede a festa.

“Reforçamos o time de atendimento. Junta os parentes, irmãos, sobrinhos, vira uma força-tarefa para dar conta dos pedidos”, conta a empreendedora, que antecipou em três meses o planejamento e produção do estoque.

“Pensamos carnaval o ano todo. No primeiro semestre, a gente estuda e pesquisa. No segundo, enquanto as pessoas estão focadas no Natal, a gente já entra na linha produtiva”, acrescenta Lúcia, que espera um incremento de 20% nas vendas de fantasias este ano.

Planejar a produção com antecedência é uma das apostas que garantem sucesso ao desempenho das empresas durante a festa de Momo.

“É preciso ter um mix de produtos alinhado à proposta carnavalesca, focada no que é fresco, leve, básico e confiável. Os foliões não voltariam em uma loja que vendeu fantasia rasgada, nem na lanchonete com o sanduíche vencido ou que pesou no estômago durante a festa”, diz Enio Pinto, especialista em empreendedorismo do Sebrae.

De acordo com Enio, o carnaval pode ser uma grande oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes.

“O empresário deve ter uma preocupação constante para não atrapalhar a dinâmica e o ritmo do folião-cliente. Esse pensamento deve nortear todas as ações, desde e preparo da equipe, do espaço de venda e do produto”, afirma.

“Se o bloco de rua passa em frente à sua loja, por exemplo, mesmo que o folião não vá comprar naquela ocasião, é simpático disponibilizar o banheiro para seu futuro cliente”.

Confira dicas para conquistar clientes no carnaval:

  1. Equipe:
  • O time de atendimento deve ser identificado – para facilitar visualização em lojas de maior movimento;
  • Vale engajar e motivar os funcionários, até com melhoria de comissão, para que sintam-se estimulados a trabalhar em um período festivo;
  • A equipe deve ser treinada para atuar em momentos de pico, de modo a atender às necessidades do cliente com agilidade e eficiência.
  1. Produto/Serviço:
  • Oferecer combos e kits ajuda a cativar o cliente. Exemplo: ao comprar a bermuda, leva também uma máscara ou kit de maquiagem com glíter;
  • Serviços de hospedagem podem oferecer mimos como adereços carnavalescos, confetes e serpentinas;
  • Lojas de roupas devem se preocupar em repor o estoque com a grade completa de tamanhos e cores para não frustar os clientes;
  • Inovar na apresentação. Exemplo: ao vender sanduíche na rua, ofereça álcool em gel para a higiene das mãos.
  1. Local:
  • Ponto de venda deve ser organizado, pois organização remete à velocidade no atendimento e resulta em melhores vendas;
  • Uma ornamentação cuidadosa, sem poluição, agrada aos olhos e atrai clientes.
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